sábado, 21 de novembro de 2009

OFICINAS DA TP3
OFICINA 5 TP3 GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
DATA: 20 DE JUNHO DE 2009.
Nos reunimos com os professores na Escola Municipal Capão para realizarmos o nosso segundo encontro. Pela manhã desenvolvemos a oficina cinco da TP3. De início conversamos sobre os assuntos relevantes às unidades 9 e10( gêneros textuais,trabalhando com gêneros textuais). Em seguida passamos aos relatos das experiências. Os professores disseram que decidiram iniciar o trabalho pedindo aos alunos que fizessem uma pesquisa sobre alguns textos biográficos de autores consagrados, em seguida as biografias forma apresentadas e então houve o momento das discursões e questionamentos sobre esse tipo de texto.
Passado as discursões os professores pediram aos alunos que construíssem suas próprias biografias, os alunos foram fotografados para terem suas imagens no trabalho assim torná-los mais atraentes, fizeram o texto em 3ª pessoa assim como as outras biografias pesquisadas, então após apresentados os trabalhos foram expostos no pátio da escola e lidos por todos os alunos da escola. Alguns professores também pediram aos seus alunos que fizessem a biografia de alguns senhores que são bem populares em nossa cidade.
Os trabalhos, segundo os professores, despertou um enorme interesse nos alunos pois os mesmos participaram efetivamnte. Os professores avaliaram esse trabalho de forma muito positiva pois foi uma forma bem interessante de trabalhar esse tipo de texto. Passamos então a realização das atividades, os professores tiveram o tempo para responder, questionar sobre os textos propostos. fizemos a avaliação da oficina. Os professores avaliaram os trabalhos, se auto-avaliaram em relaçao as praticas em sala de aula e fizeram algumas sugestões.
OFICINA6 TP3 GÊNEROS E TIPOS TEXTUAIS
Ainda no segundo encontro, agora à tarde retornamos aos nossos trabalhos discutindo sobre as unidades 11 e 12 (Tipos textuais/ A inter-relação entre gêneros e tipos textuais) . Havia alguns equívocos em relação a tipos e gêneros textuais, o que gerou algumas polêmicas no início, mas nada que comprometesse os trabalhos que foram feitos com os alunos em sala de aula.
Tudo explicado e entendido passamos aos relatos. e os professores disseram que
após apresentar os textos e explicar a cada gênero a que pertencem foi proposto aos alunos que em grupos procurassem em revistas e jornais textos pertencentes a diferentes gêneros.
Segundo os professores, o trabalho foi bem proveitoso, pois os alunos se interessaram na identificação dos textos, para isso, perguntaram, questionaram, e pesquisaram no livro didático.
Surgiram algumas dúvidas, principalmente para identificar os textos informativos, mas não demorou muito e eles já estavam identificando sem nenhum problema.
Após produzirem os textos os grupos analizaram e identificaram informações como: o conteúdo temático, a finalidade do texto, os leitores em potencial, etc.
O trabalho foi ótimo, instigante,incentivaram os alunos a pesquisarem e também desenvolveu neles um interesse em ler textos e relacionar a que gênero pertence.
Passamos , então para a realização das atividades. Fizemos o trabalho em pequenos grupos, já que o número de cursistas era pouco, mas foi bem interessante o estudo do texto de Jô Soares que era proposto na TP. Fizemos a avaliação com algumas sugestões para o próximo encontro e uma breve reflexão acerca das questões das próximas unidades e do próximo encontro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário