terça-feira, 15 de dezembro de 2009

MEMORIAL PROFISSIONAL

NA MINHA INFÂNCIA SEMPRE TIVE MUITO APREÇO E ADMIRAÇÃO PELOS MEUS PROFESSORES. ACHAVA LINDO A PROFISSÃO!
AS NOSSAS TIAS( PROFESSORAS) ERAM COMO SE FOSSEM NOSSAS MÃES, ACHO QUE POR ISSO SEMPRE FUI ÓTIMA ALUNA. POR MORAR EM UM LUGAR ONDE NÃO SE VIA MUITAS OUTRAS PROFISSÕES CULTIVEI EM MIM O SONHO DE SER PROFESSORA QUANDO CRESCESSE.
QUANDO MINHA IRMÃ MAIS VELHA FORMOU E VEIO PARA CÁ DAR AULAS EU VI O MEU SONHO SE DESMORONAR. ERA TUDO MUITO DIFÍCIL, ELA TINHA QUE IR TRABALHAR NA ZONA RURAL E MORAR FORA DE CASA, ÀS VEZES ACONTECIAM ALGUMAS COISAS QUE A DEIXAVA MUITO CHATEADA E AQUILO TUDO ME FEZ MUDAR DE IDÉIA. ENTÃO EU JÁ ERA MAIS VELHA E COMECEI A SONHAR COM A PROFISSÃO DE DIREITO, MAS ERA QUASE IMPOSSÍVEL.
DEPOIS QUE ME FORMEI ARRUMEI UM EMPREGO AQUI MESMO EM MINHA CIDADE, FOI O MEU PRIMEIRO EMPREGO, EU ERA COORDENADORA DO CENSO EM 2000 TRABALHAVA PARA O IBGE. ERA UM EMPREGO MUITO BOM, PORÉM PROVISÓRIO. DURANTE O PERÍODO DO TRABALHO EU COMECEI A FAZER O CURSO MAGISTÉRIO EM SALINAS ERA MUITO LONGE DAQUI DA MINHA CIDADE E ÍAMOS UMA VEZ POR SEMANA, MAS ERA UMA FARRA EU NEM LEVAVA MUITO A SÉRIO. QUANDO TERMINOU O PERÍODO DO MEU EMPREGO FUI CHAMADA PARA DAR AULAS. NÃO FIQUEI MUITO ANIMADA MAS FUI.
A PARTIR DESSA TEMPORADA EM QUE EU COMECEI A TRABALHAR COMO PROFESSORA, NÃO POR OPÇÃO MAS POR NECESSIDADE E FALTA DE ALTERNATIVAS, DESCOBRI QUE ALÍ ERA O MEU LUGAR E TOMEI GOSTO PELA COISA, DE FORMA QUE, NÃO ME VEJO FAZENDO OUTRA COISA QUE NÃO SEJA ENSINADO, TRABALHANDO COM A EDUCAÇÃO.
ENFIM, ENGRESSADA NA EDUCAÇÃO APARECEU A OPORTUNIDADE DE FAZER UMA FACULDADE, ENTÃO PRESTEI O VESTIBULAR, PASSEI E VOLTEI A ESTUDAR DEPOIS DE DOIS ANOS, E FOI MUITO BOM A FACULDADE PARA MIM. APRENDI MUITO E TOMEI AINDA MAIS GOSTO PELO OFÍCIO E ME AGARREI COM A LÍNGUA PORTUGUESA QUE É A MINHA AMIGA , COMPANHEIRA, PARCEIRA, QUE PROVAVELMENTE VAI ME ACOMPANHAR PELO RESTO DA MINHA VIDA.
NÃO QUERO SER HIPÓCRITA E FALAR COMO SE TUDO FOSSE FLORES, É CLARO QUE, PROBLEMAS TEM DEMAIS , ESTRESSE, ÀS VEZES AO EXTREMO, MAS EM TODO LUGAR TEM, E ESTAMOS AÍ PRA ISSO PRA RESOLVER OU TENTAR MELHORAR TODOS ESSES PROBLEMAS, QUE EU ACREDITO QUE SÓ SE RESOLVERÃO ATRAVÉS DA EDUCAÇÃO, E EU NÕA ME SINTO DESVALORIZADA E NEM UMA COITADA, MUITO PELO CONTRÁRIO. "SOU PROFESSORA E TENHO MUITO ORGULHO POR ISSO"

Um comentário:

  1. Olá, Antônia!

    Acabei de concluir a avaliação de seu blog.

    Ainda faltam muitas postagens, se você seguir os critérios que divulgamos, então, isso fica evidente.

    As que mais me preocupam são: falta do cronograma e dos relatórios de todas as 80 horas presenciais!

    Em breve, enviarei um e-mail com as minhas observações.

    Um abraço fraterno.

    ResponderExcluir