quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

PROJETO INTERDISCIPLINAR /MEIO AMBIENTE E SUSTENTABILIDADE

Introdução

Durante todo o período da execução desse projeto, a escola se mobilizará na realização de todos os trabalhos propostos, apoiando-se ao grande suporte que o Programa Semeando oferece, e outras instituições que são parceiras (Emater, Prefeitura Municipal e IEF) que colaboram significativamente para o sucesso e os resultados satisfatórios, pois as instituições trabalhando juntas podem aliviar o impacto do homem no mundo natural e garantir um futuro para as novas gerações. A escola é entre essas instituições a que mais pode favorecer as práticas ambientais sustentáveis e conduzir as futuras gerações a tomar decisões políticas sociais coerentes relacionadas as questões ambientais para que os efeitos mais drásticos sejam evitados.
E foi nessa concepção que introduzimos o Tema da Revista Semeando: Sustentabilidade e Meio Ambiente.
O tema Sustentabilidade é vasto, mas quando inserido nas questões ambientais, refere-se à base física do processo de desenvolvimento e a capacidade de a natureza suportar a ação humana, como vistas ao grande descontrolada consumo dos recursos naturais em contrapartida a taxa de crescimento populacional. Este termo vai muito mais além da preservação dos recursos naturais, ele implica um equilíbrio do ser humano consigo mesmo com o planeta e mais ainda com o próprio universo.
A sustentabilidade cria oportunidades para que a educação renove seus velhos sistemas e introduza uma cultura de paz nas comunidades escolares a fim de que sejam mais cooperativas, formando cidadãos produtores de ações renovadoras e não de meros reprodutores.
Mais do que educar para o desenvolvimento sustentável, deve nos educar para a vida sustentável que é o estilo de vida que harmoniza a ecologia humana e a ambiental mediante tecnologias apropriadas, econômicas de cooperação e empenho individual relacionadas com a ética na gestão do meio ambiente e na economia, com vistas a satisfazer as necessidades de hoje em equilíbrio com as necessidades das futuras gerações.

Desenvolvimento

O Projeto foi dividido em duas etapas: A apresentação da Feira de alimentação Alternativa e a Conscientização Ambiental.
A aberta a participação dos pais dos alunos e a comunidade a feira de alimentação alternativa e conscientização ambiental envolveu toda comunidade escolar, desde professores das diversas disciplinas, alunos de todos os níveis do ensino Fundamental e médio, os auxiliares de serviços e a Direção, com propósito de transmitir algumas atitudes práticas simples, mas de grande significado para a promoção da sustentabilidade. O evento foi iniciado com mensagem a respeito do papel de cada cidadão na construção e preservação do meio em que vive e a importância de rever nossas atitudes. O que fazemos colabora ou prejudica o meio ambiente? Será que realmente estamos fazendo algo para preservar a natureza e garantir nosso futuro? Qual o papel de cada um nesse desafio?
Um dos objetivos da Feira foi mostrar que a utilização de alimentos alternativos, como o suco da folha da cenoura, da couve, a farofa, bolo e salgados feitos da casca da banana, doce de abóbora, doce da casca de melancia, bolinhos de arroz entre outros, além de oferecer uma alimentação rica e saudável diminui a produção de lixo, oferece como uma alternativa sustentável agrícola para o hábito principalmente dos alunos no consumo de verduras de forma prazerosa e contribui para a conscientização de estar usufruindo dos recursos naturais da melhor forma possível, evitando o desperdício e assim colaborando e deixando o exemplo para as novas gerações. Na feira cada grupo de alunos apresentou oralmente para todos os presentes o que foi utilizado na receita e qual a importância ecológica que ela traz. Cada barraquinha possuía uma variedade alimentar, desde refeição a sucos e doces sempre utilizando as cascas, sementes folhas de alimentos. Na ornamentação eles utilizaram material reciclável como garrafa pet, papelão entre outros também foi apresentado os trabalhos confeccionados como cartazes, artes como flores, enfeites, tapetes, tudo em material reciclável, TV de papelão que construíram para realizar uma oficina de criação de histórias em quadrinhos.
Posteriormente todos os visitantes puderam apreciar as receitas e escolher a mais criativa e que melhor reaproveitou os alimentos. Os alunos premiados com a melhor receita ganharam kits escolares, produzidos em sacolinhas reutilizáveis. Todos os pais, visitantes ficaram deslumbrados com tanta criatividade dos alunos. Entre pais e moradores manifestaram ressaltando a importância de desenvolver esses eventos, pois o conhecimento escolar transmitido é a educação sendo expandida para além dos muros escolares.
Os alunos também mostraram a questão da separação e recolhimento do lixo, confeccionaram lixeiras e apresentaram na feira mostrando as atitudes corretas que devemos ter com esta questão. Após o lixo ser recolhido ele deve ser entregue aos responsáveis para fazer o manuseio.
Para o fechamento da feira, os alunos agradeceram a presença de todos e falaram o quanto foi proveitoso e instrutivo o desenvolvimento do Projeto e esperam que todos pudessem realmente colocar em prática o que aprenderam.
Todos os alunos, professores e visitantes ganharam lembrancinhas (crachás e imã de geladeira com a mensagem: “Cuide do Planeta” para que a todo o momento relembre de praticar ações que ajudem a preservar o meio ambiente e possam adotar uma vida ligada à sustentabilidade e a educação ambiental.
A segunda etapa do projeto propôs a naturalização do ambiente escolar, trazendo a natureza de volta à cidade e favorecendo aos alunos, professores e moradores oportunidades de contato diário com a natureza, espaço de lazer e aprendizagem naturalizados, servindo como centro de estudo de campo prontamente acessíveis para atividades práticas de educação ambiental. Acima de tudo, ajudam a promover uma saudável apreciação da natureza e aumentam o senso da comunidade no cultivo de árvores e melhora esteticamente o ambiente escolar.
Para a arborização realizada ter sentido, obtivemos uma grande parceria que foi de suma importância na doação de mudas. O IEF (Instituto Estadual de Florestas ) nos disponibilizou uma quantidade suficiente de mudas para fazermos o plantio, dentre eles árvores nativas de paisagem e frutíferas.
As frutíferas foram plantadas no fundo da escola para que pudéssemos construir um pomar que futuramente os frutos servirão como complemento na merenda escolar, as demais para a ornamentação da escola.
Como o objetivo do projeto é incluir a participação de todos e da comunidade escolar, familiar e moradores e principalmente desenvolver a postura socioambiental de nossos alunos, sendo eles os mensageiros ecológicos, propomos que cada grupo de alunos ficassem responsáveis pelo plantio e cuidado diário com as mudas, e também os alunos no centro da comunidade, em uma pracinha para fazer o plantio de algumas espécies de plantas e distribuir mudas para alguns moradores.
Com essa ação desenvolvemos nos alunos habilidades de ações sociais e ecológica e de conservação e construção de um patrimônio ambiental, pois desta e de várias outras formas, os alunos podem ser ajudados a acreditar que tem o poder de promover mudanças para melhorar muitos aspectos em sua comunidade e no mundo mais amplo.


Conclusão

Se, por um lado fôssemos comparar a situação desprivilegiada da região e até mesmo da situação socioeconômico dos alunos com os demais de outras regiões não daria para imaginar como através de um projeto pudéssemos envolver o ânimo, a disposição e o interesse dos alunos . pode-se realmente dizer que maior do que qualquer questão é o desejo e a alegria de querer mudar, praticar ações e poder ver os resultados que são mais do que satisfatórios, é simplesmente colher bons frutos daquilo que plantou.
A nossa escola já teve o seu maior prêmio: consegui mobilizar todos os alunos, principalmente aqueles com dificuldade no processo de aprendizagem, a adotar tão nobre e importante questão: “ser um defensor e guardião do nosso tesouro a nossa casa, o nosso patrimônio verde: o meio ambiente”. Pois sabemos que as nossas atitudes hoje é que irão manter nossa sobrevivência amanhã. A escola tem o compromisso de formar cidadãos para uma sociedade melhor, mais consciente e justa. E que eles estejam preparados para a construção de um mundo sustentável com desafios como o aquecimento global e o esgotamento dos recursos naturais, pois isso não tardará a acontecer.

Considerando o grande desafio que ainda temos pela frente e que teremos de conviver inevitavelmente com o aquecimento global e que precisamos diminuir seus efeitos danosos; pois é nosso estilo de vida e a nossa alimentação tem considerável impacto nessas questões e que a educação para o consumo sustentável é parte fundamental dessa educação, devemos continuar nos mobilizando o maior número de escolas e estudantes na mudança de estilo de vida para construir hábitos de uma vida sustentável, sobretudo através de uma alimentação ecologicamente sustentável.
Vamos continuar nessa luta a cada dia fazendo algo, sendo perseverantes nessa caminhada. E a cada tentativa, uma nova esperança de alcançar um mundo sustentável e melhor para todos.

E quanto maior o desejo de mudar, melhores serão os resultados.


RELATÓRIO DO PROJETO


TEMA: Sustentabilidade e Meio Ambiente


TITULO DO PROJETO: Feira de Alimentação Alternativa e Conscientização Ambiental

ESCOLA: Municipal São Joaquim

MUNICÍPIO: Santo Antônio do Retiro

PROFESSORAS: Greiciara Larissa Antunes da Rocha/ Antônia Pereira Freitas/ Lídia Rodrigues Cardoso

DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: Português, Matemática, Geografia, História, Ciências, Educação Física, Artes e Educação Religiosa

NÚMEROS DE ALUNOS ENVOLVIDOS: 200

PERIODO DE DESENVOLVIMENTO: 08/09/2009 a 30/09/2009.


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